segunda-feira, 4 de abril de 2016

Resumo dos últimos meses

Boas pessoal,

Continuando o que comecei no post anterior... apesar de nos últimos meses não ter atualizado o blog, as apostas continuaram a fazer parte das minhas atividades, pelo menos sempre que o tempo e a disposição permitiam, principalmente desde de Fevereiro para cá, e é exactamente sobre esse período que vou falar.

E vou falar não por bons motivos, pois apesar de ter tido lucros excelentes, eles não foram conseguidos da forma que gostaria.
Digamos que nestes últimos tempos adoptei um perfil com o qual não me identifico, e com ele vieram uma serie de erros que eu tive grande dificuldade em lidar e superar, mas que resolvi partilhar convosco, pois para além de me ajudar a mim, talvez os ajude também a vocês, pois com os erros também se aprende.

Tal como referi no post anterior, desde que me mudei para Lisboa as condições para fazer trading decaíram consideravelmente, tanto a nível de ferramentas (internet fraca), espaço  (falta de um espaço "só meu", onde me consiga concentrar) como pessoal (com o trabalho e viagens entre local de trabalho e casa, ando sempre muito mais cansado, e como passo o dia todo em frente ao computador depois a vontade de passar mais tempo em frente a um para fazer trading é pouca). Todos estes fatores condicionam negativamente esta nossa atividade, que exige uma grande concentração e que estejamos bem física e psicologicamente.


Tendo isso em conta, a coisa mais sensata a fazer seria não fazer nada, e talvez fazer alguma coisa durante os fins-de-semana, ou até mesmo durante a semana caso tivesse condições para isso... mas não foi nada disso que aconteceu.

Uma vez que adoro esta atividade, e como as condições não me permitiam exercê-la em condições, eu tentei arranjar uma alternativa e adaptar-me às condições existentes.
Para isso, no início de Fevereiro abandonei o trading dito "puro", e passei a fazer puntrading (mistura de trading com punter), que não era algo novo para mim, pois fazia-o com alguma frequência, mas nessa altura comecei a fazer isso exclusivamente. Basicamente fazia uma rápida análise aos jogos para ver a melhor posição em que entrar (quer fosse a favor ou contra o mercado), fazia a(s) minha(s) entrada(s) e ia acompanhando o(s) jogo(s) pelo radar da William Hill, enquanto fazia outras coisas. Chegava a fazer mais que um jogo ao mesmo tempo, e depois ficava à espera de ouvir o mítico "Oh crap!" do Geeks Toy para ver o que tinha acontecidos nos jogos. Caso fosse golo a meu favor fechava posição em green, caso fosse contra não fazia nada ou ajustava a minha posição.

Apesar desta situação parecer perfeitamente normal para muitas pessoas, para mim não é, por dois motivos... o primeiro e maior deles foi ter mudado o meu perfil para começar a trabalhar de uma forma que não me sinto tão confortável (isso não pode acontecer), e o segundo foi a situação que descrevi acima "caso fosse contra não fazia nada", o que é um erro e eu tenho e sempre tive plena consciência disso, mas como não acompanhava os jogos não sabia o que se estava a passar, e então tinha sempre a convicção "ah, se calhar ainda dão a volta ao resultado" que com certeza muitos de vocês se identificam com essa situação. Uma regra muito importante para o sucesso nesta atividade é fechar sempre posição, independentemente de um golo (ou outro acontecimento) ser a favor ou contra a nossa posição, e só após isso fazer os ajustes necessários. Para além do que mencionei acima, outra coisa que mudou foi ter deixado de registar as minhas apostas, o que é mais um erro...

Com essa abordagens, com uma banca de 300€ (que era mais stake, pois estava disposto a usar até esse valor, apesar de nunca o ter feito) consegui obter no mês de Fevereiro um lucro de 2200€, e do inicio de Março até ao dia 11, um lucro de 1000€... número excelentes e que me deram imensa confiança, mas foi depois que os problemas surgiram... no dia 13 de Março, um Domingo, ou seja, um dia com imensos jogos, estava bastante entusiasmado mas as coisas não correram bem (mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer) e tive 4 reds seguidos. Antes já tinha tido reds, mas fiquei completamente frustrado com aquela situação e já podem imaginar o resultado... fui apostando mais, acumulei os reds, depositava dinheiro para tentar recuperar, e feitas as contas cheguei ao fim do dia com um prejuízo de 2200€!!!! Basicamente perdi num dia o que demorei o mês de Fevereiro todo a ganhar, e felizmente já não haviam mais jogos nesse dia, porque se não esse número poderia ter sido ainda maior.
Passei depois a noite completamente desiludido comigo mesmo e a pensar "mas que raio ando a fazer", e cheguei à conclusão que era melhor fazer uma pausa, pois seria impensável recuperar esse dinheiro rapidamente e não estava com cabeça para fazer fosse o que fosse. Fiz então uma pausa de alguns dias e defini um "plafond" de 1000€ (o lucro que me restava) para recomeçar e tentar recuperar aquela perda com muita calma.
Sim, aí está mais um erro, ir atrás de um red (neste caso enorme) mas apenas o considero um erro, quando tentamos recuperar desses reds num período irrealista em que temos que depender da sorte e fazer uma má gestão de banca, que foi o que aconteceu naquele domingo em que perdi os 2200€. No caso de que se passou depois, eu impus o objectivo de chegar aos 2200€ de lucro (que correspondia ao red que tive) mas não defini um prazo, a ideia foi mesmo recuperar nas calmas e foi isso que aconteceu.
Sem grandes loucuras, consegui atingir esse objetivo no dia 1 de Abril, mas se me perguntarem se fiquei satisfeito com isso, a resposta é simples... Não, de todo!!!

Toda esta situação serviu como um grande abre olhos para mim, e com certeza não a esquecerei. Nada disto foi novo para mim (excepto os valores avolumados), pois todos estes erros são bastante comuns, provenientes do descontrolo emocional, e apesar de já ter melhorado esse aspecto consideravelmente, eles continuam a ser recursivos no meu percurso, e tenho mesmo que melhorar esse aspecto.
Posto isto, e apesar de ter conseguido obter bons lucros com aquela abordagem (houve aquele grande contratempo, mas que não teve a ver com a abordagem em si, mas sim com o meu descontrolo emocional), eu não fiquei satisfeito, pois como disse não encaixa no meu perfil, e penso que isso contribuiu para cometer mais erros do que é normal.

O meu próximo passo será então fazer com que situações destas não voltem a acontecer, mas os pormenores ficarão para o próximo post pois este já está demasiado longo.

Concluindo, com este post pretendi mostrar que o mundo da apostas não é um mar de rosas, e que basta um descuido para tudo ir por água abaixo. Como todos sabemos é difícil manter a concentração e fazer as coisas como deve ser, mesmo que tenhamos as condições mais favoráveis ao nosso dispor, e por outro lado é ridiculamente fácil cometer um erro que pode ter consequências graves. Cabe a nós próprios treinar para evitar essas situações, e eu neste caso pensava que tinha essas situações melhor controladas, o que se acabou por revelar uma ilusão. Foi difícil para mim partilhar convosco esta situação, mas eu sei que me ajudará, e espero que vos ajude também a vocês!
Há uma serie de conselhos que poderia deixar aqui, mas a maioria deles já estão mais que "batidos", e para além disso e alguns deles eu falo neste texto, espero que tenham ficado bem implícitos. Apesar disso os conselhos que deixo são:
- Não tentem copiar o que os outros fazem só porque a eles corre bem... tentem encontrar a vossa praia, o perfil que se encaixa melhor em vocês, e sejam fiéis a ele, mesmo que apostador X que é reconhecido faça as coisas de maneira completamente diferente;
- Não apressem as coisas... façam o que fizerem nas apostas, será sempre um processo longo (é assim que as coisas funcionam neste "mundo"), portanto façam as coisas com calma e paciência, eventualmente chegarão onde pretendem. Apressar as coisas não vos trará vantagem nenhuma.

No próximo post irei falar dos meus planos para o futuro.

Abraço e bons greens!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário