terça-feira, 21 de março de 2017

Rebentei a banca

Boas pessoal,

Pois é, voltei a ser assombrado com algo que não acontecia à imenso tempo, que é a "grande" façanha de rebentar uma banca (já nem sei quando tinha sido a ultima vez).

Aconteceu no passado domingo, dia 19, e eu nem era suposto trabalhar nesse fim de semana (aliás, nem era suposto voltar a trabalhar até dia 10 de Abril, pois atualmente durante a semana não tenho tempo por motivos profissionais, devido a um projecto novo a que fui alocado, e depois ia entrar de férias e aí normalmente também não faço trading), mas lá arranjei um tempinho e resolvi fazer a segunda parte do Man City x Liverpool, e trabalhei mal o tempo todo... mas o ponto chave foi no golo do empate do City, onde exactamente antes tinha entrado (mal) a favor do Liverpool para aproveitar a descida da odd, e fui apanhado no golo com duas stakes o que piorou ainda mais as coisas. O facto de ter entrado com mais do que uma stake não é uma coisa anormal, ultimamente usava a stake dividida em quatro e plantava várias partes a diferentes odds, então até é uma situação normal ser correspondido com várias quando ocorrem varridelas.
Mas pronto, ser apanhado, ainda que numa má entrada, é uma situação que pode acontecer, e o correcto depois seria assumir o red fechando posição, e depois continuar a trabalhar o jogo normalmente ou então não fazer mais nada, mas eu não fiz nem uma coisa nem outra... fiquei bastante afectado psicologicamente por essa entrada e para além de ter deixado posição aberta ainda tentei apanhar um eventual golo em lay ao empate com mais uma stake, coisa que não acabou por acontecer. Resumindo acabei por terminar o jogo com o um red de quase 3 stakes (600€) tudo porque me descontrolei um pouco emocionalmente. Terminado o jogo, eu fiquei bastante revoltado, principalmente pela burrice que tinha feito, e escusado será dizer o que se seguiu... sim, tentei recuperar o red e acabei por perder a banca toda, tudo isto em mais 2 jogos (para além do City x Liverpool). Foi um red total de 2.095,71€.

Fiquei completamente abalado com essa situação, para não dizer outra coisa, e resolvi desligar do trading até agora, quando resolvi escrever este post.

Isto foi uma grande lição para mim, e espero que seja também para quem segue o meu trabalho, que serviu acima de tudo para demonstrar que somos humanos e como tal cometemos erros. Eu pensava que estava mais maduro a nível emocional mas pelos vistos estava enganado... o controlo emocional é sem dúvida nenhuma o aspecto mais difícil de dominar no trading, e quando nós pensamos que estamos no bom caminho basta um pequeno deslize para ir tudo por água abaixo. Nos ultimo tempos até andava a pensar na possibilidade de viver exclusivamente do trading, mas após este episódio já vi que iria correr muito mal, e que isso é uma realidade muito distante.

Já ando nisto à sensivelmente 4 anos, e tudo bem que nunca me dediquei ao trading a 100%, houve sempre outras prioridades, mas ainda assim é algo inadmissível tendo em conta as circunstancias. O desafio até estava a correr bem, e não tinha pressão (pelo menos achava eu) e por causa de um pequeno deslize deitei tudo a perder.

Eu não tenho a certeza, mas o facto de estar a partilhar o desafio publicamente através do blog pode ter sido a principal causa deste desaire, tudo por causa da pressão extra que coloca em apresentar resultado, positivos de preferência. Reconheço que no inicio os posts no blog ajudaram bastante na minha evolução, mas atualmente não sei até que ponto eram uma vantagem... eu já nem sei se estava a fazer estas partilhas como forma de ajudar na minha evolução (e eventuais seguidores) ou simplesmente pelo facto de mostrar os meus resultados só porque sim, apesar de não serem nada por aí além.

O que vai acontecer agora?

Para já, nada... como disse fiquei bastante abalado com esta situação, perdi completamente a confiança e portanto vou fazer uma pausa para arrumar as ideias, começar a dedicar mais algum tempo a outra coisa que ficaram um pouco de lado e que são igualmente importantes. 
Já disse isto outras vezes, eu sou engenheiro informático e conjugar a minha profissão com o trading não é fácil, passo 8 ou mais horas em frente ao PC no trabalho, e depois chegar a casa e estar mais tempo no PC para fazer trading, algo que requer imensa concentração, não é fácil, desgasta muito mentalmente e até fisicamente (dores de costas e nos olhos principalmente).

Agora vou tentar mudar um pouco a minha rotina, fazer também coisas que me ajudem na questão do controlo emocional (vou tentar pesquisar muito sobre esse assunto), e depois aos poucos regressarei então ao trading. É provável que o faça ainda esta época, aproveitar um pouco a recta final, mas nesse caso não irei partilhar nada. 
Continuarei ativo pelo Facebook, mesmo sem fazer grandes partilhas, mas o blog irá ficar complemente parado, pelo menos até ao inicio da próxima época, mas sem garantias que volte a postar alguma coisa nele.

Já em relação ao desafio que estava a fazer dos 10k, vou assumir como fracassado, o que é pena, pois é mais um desafio que não consigo concluir, mas penso que perante o que aconteceu não faz sentido continuar. 
No entanto, caso chegue à conclusão que o factor "partilha" não teve influencia no desfecho deste episódio, então talvez volte ao ativo no blog e comece o desafio de novo, provavelmente com algumas pequenas alterações. Tenho que ponderar muito bem sobre esta questão, pois o facto de estar a escrever diariamente para o blog é algo que consome muito tempo (tempo esse que podia aproveitar para outras coisas), e pelo que posso concluir quase ninguém o acompanha, portanto não sei até que ponto compensa o esforço, pois para além de não ajudar a mim provavelmente também não está a ajudar mais ninguém, e era esse o objectivo.

Enfim, eu sempre fui transparente nas minhas partilhas, como tal não podia deixar de partilhar este acontecimento, e é curioso (ou não) que talvez o episódio que foi mais negativo para mim possa vir a ter muito valor para quem eventualmente veja este post.


Bons greens e até um dia!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário